SOBRE PADRÃO DE BELEZA


    (26/10/20)  

Já parou para pensar o que seria padrão de beleza? Como e porque ele é criado e de que forma a padronização corporal impacta na sociedade e na sua vida?


Padrão de beleza seria uma expressão para caracterizar um modelo de beleza que é considerado “ideal” em uma sociedade. São as expectativas de uma sociedade diante da aparência dos seus integrantes, como o tamanho do nosso cabelo, a cor da nossa pele, a presença ou não dos pelos faciais e corporais, o formato dos dentes, as roupas que vestimos, a maquiagem que usamos, a idade que devemos possuir, a quantidade de riqueza que devemos ter, o tamanho do nosso corpo.



Mas, já percebeu como é completamente natural as diferenças entre nós? Como existe uma diversidade de tamanhos e formas? Então, porque um padrão de beleza único? Qual o objetivo de existir expectativas em relação a nossa aparência? Pelo “simples” fato de nofazer gastar recursos, como tempo, dinheiro e energia tentando alcançar um ideal de beleza inatingível. Como isso funciona?


Somos bombardeados por essas expectativas a todo momento. Se você assiste a filmes e séries, se você segue blogueiras no instagramvocê está consumindo essas expectativas, não sabe? Se somar isso com o que parece estar faltoso em você, logo acreditará que, se não tiver determinado corpo, ou vestir determinada roupa, você não será vista. Quanto mais você se afasta do ideal (jovem, bonita, branca, magra...) menos você é vista. Entãoseguirá tentando atingir a visibilidade, buscando se encaixar em aparências que não são suas, através do consumo de produtos que prometem o irreal.


Quem ganha com isso? Você que não é! Alguém depende que a gente veja e acredite nas mensagens que vendem expectativas da aparência. Se não acreditarmos que somos gordas demais, feias demais, velhas demais, os produtos não são vendidos. Então, quem ganha com isso? O mercado! Os estudos mostram que apenas 5% das mulheres conseguem ter o padrão de beleza corporal imposto pela sociedade nos dias atuais. Sim, você consome produtos que te oferecem uma expectativa irreal e inatingível. As consequências disso tudo vocês devem imaginar: insatisfação corporal, transtornos alimentares, baixa autoestima, sintomas depressivos e ansiosos. Uma sociedade com discursos e práticas doentias, gerando sujeitos doentes.


que podemos fazer para não alimentar esse círculo? Primeiramente, se pergunte: onde estou sendo vista? Nós pagamos por produtos que prometem o inatingível, vemos filmes que propagam expectativas irreais, seguimos mulheres no Instagram que não nos representam. Não estamos ali, pois essa cultura não nos dá importância, então, façamos a revolução! Questione as imagens que você vê, questione os produtos que você compra (porque você os compra?), deixe de ver séries e seguir pessoas que não te representam. Consuma quem te dá visibilidade! Se não te dão importância, se dê importância, não alimente esse círculo! 



Luma Zagotto
Psicóloga (UFES), Aprimoramento em Transtornos Alimentares (IPq USP Ambulim)

REFERÊNCIAS

Brené, B. Eu achava que isso só acontecia comigo. Rio de Janeiro: Sextante, 2019.