Como é o tratamento?

O tratamento dos Transtornos Alimentares envolve inúmeros aspectos biopsicossociais, sendo necessária uma equipe multiprofissional composta por psiquiatra, nutricionista e psicólogo. Além deles, o acompanhamento com profissional de educação física e endocrinologista complementam o tratamento. Ressalta-se a importância dos profissionais estarem devidamente capacitados para os atendimentos para que a melhora do paciente seja efetiva.

Os atendimentos podem ocorrer semanalmente, quinzenalmente ou terem maior espaçamento entre as consultas, sendo necessário considerar quais as necessidades atuais dos pacientes e a fase do tratamento ao qual eles se encontram. As consultas são individualizadas e podem ser complementadas por atendimentos em grupos.

No tratamento nutricional não é indicada a prescrição de dietas e regras rígidas, visto que ao iniciar uma dieta muitos pacientes iniciaram os quadros de Transtornos Alimentares ou são as práticas alimentares inadequadas que podem estar mantendo o processo de adoecimento. Junto ao paciente, o terapeuta nutricional irá propor metas de acordo com as necessidades específicas de cada paciente, de modo que mudanças graduais aconteçam rumo à melhora da sua relação com a comida. Atividades educativas e em grupos acontecerão de acordo com a demanda da fase do tratamento. De maneira geral, o peso “ideal” do paciente será aquele alcançado naturalmente, com a suspensão das práticas compulsivas, purgativas e restritivas.