Prevenir

Prevenir significa impedir a ocorrência de um Transtorno Alimentar, e para isso precisamos mudar circunstâncias que promovem, iniciam, sustentam ou intensificam a insatisfação com o corpo, as práticas alimentares restritivas, os exercícios em excesso e a auto estima baseada e dependente da aparência.

Sugerimos a não participação em perfis de mídias sociais, que desempenhem ambientes tóxicos com estímulos às práticas alimentares disfuncionais, indução aos comportamentos inadequados, culto ao corpo e exercícios físicos em que a única finalidade seja estética. Além disso, evite conversas nas quais os assuntos apenas sejam em torno do corpo, dietas, tamanho e forma corporal. É preciso escolher um exercício que lhe proporcione prazer, identificar as sensações de fome e saciedade, fazer escolhas alimentares que te agradem, respeitando seus hábitos e cultura.

A prevalência de Transtornos Alimentares têm aumentado em todo o mundo, sendo assim é nosso papel desmistificar o ideal de corpo perfeito promovido pelas informações que circulam ao nosso redor e encorajar uma boa relação consigo mesmo, com o corpo e com a comida.

Reconhecer as nossas potencialidades, nos conhecermos, nos percebermos, desenvolver auto amor e auto compaixão são práticas que nos ajudam a prevenir o aparecimento dos Transtornos Alimentares também, pois quando identificamos o que nos preenche, temos menos chance de adoecermos.